Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Impressionante ilusão de ótica não engana esquizofrênicos

Aparentemente, esquizofrênicos não são enganados pela ilusão de ótica chamada de “ilusão da máscara vazia”, como o resto de nós. Quando a máscara é virada, seu “verso” parece se tornar uma outra máscara, com relevo. Os esquizofrênicos não percebem isso porque, segundo cientistas, há alguns problemas com as conexões entre as áreas conceituais e sensoriais de seus cérebros.
Na ilusão da máscara vazia, as pessoas comuns percebem o verso da máscara, algo côncavo, como uma face convexa normal. A ilusão explora nossa necessidade de dar sentido a tudo o que vemos, unindo o que realmente vemos com o que esperamos ver. É um processo conhecido como Top Down.
“Nossa mente guarda memórias e as usa como base para entender o mundo. Sendo assim, quando vemos uma face, ela tem que ter relevo, ser convexa, como todas as outras que já vimos por aí” explica Danai Dima, co- autor de um estudo chamado NeuroImage e professor da Faculdade de Medicina de Hannover, na Alemanha.
Isso, para pacientes com esquizofrenia, é impossível. Eles vêem a face vazia exatamente como ela é. Alguns psicólogos acreditam que isso é devido à desconexão entre o que o esquizofrênico pretende ver e o seu processo Top Down. [Wired]

Postagem retirada do site: Hypescience



Veja também:
Pinguim larga família para ficar com amigo de pelúcia
José toalha
Coisas de bêbado
Funny Animation
7 impressionantes ilusões de ótica

2 comentários: